Municìpios saudáveis e seus determinantes: uma análise para os municípios mineiros

Autores

  • Suzana Quinet de Andrade Bastos Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Bruno Silva de Moraes Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Leonardo Cordeiro de Farias Viggiano Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5542173

Palavras-chave:

Municípios Saudáveis, saúde coletiva, primeiras diferença, autocorrelação espacial.

Resumo

O objetivo do trabalho é identificar as características capazes de influenciar ou gerar bons níveis de saúde, e consequentemente bem-estar para a população dos municípios de Minas Gerais, utilizando analise econométrica espacial através do modelo SAR. Utiliza-se como indicador de saúde municipal a taxa de mortalidade por doenças infecto parasitárias e como variáveis explicativas fatores socioeconômicos como renda, taxa de analfabetismo e desemprego. Os resultados das estimações mostram que o controle da dependência espacial deve ser considerado nas regressões. Conclui-se que para os municípios mineiros se tornarem mais saudáveis são necessários maiores investimentos em saneamento básico e na melhor distribuição da renda. 

Biografia do Autor

  • Suzana Quinet de Andrade Bastos, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981), Especialização em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora Associado 3 da Universidade Federal de Juiz de Fora e professora do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFJF. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Regional e Urbana, Desenvolvimento Econômico Local, Economia de Serviços, Economiada Saúde, Rede de Cidades, Arranjos Produtivos Locais, Minas Gerais, Zona da Mata e Juiz de Fora.
  • Bruno Silva de Moraes Gomes, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Atualmente é doutorando em economia aplicada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e mestrado em economia aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Tem experiência na área de economia com interesse nos temas de Desenvolvimento Regional, Políticas Públicas, Redes de Cidades, Economia da Saúde e Métodos Econométricos com ênfase em Econometria Espacial.
  • Leonardo Cordeiro de Farias Viggiano, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Atualmente é mestrando em economia aplicada pela UFJF.

Downloads

Publicado

2017-04-10

Edição

Seção

Artigos