DENGUE EM MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS SOCIOECONÔMICAS E CLIMÁTICAS

Autores

  • BRUNO SILVA DE MORAES GOMES UFJF
  • Suzana Quinet de Andrade Bastos UFJF
  • Bruna Rodrigues Nascimento UFJF

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5540039

Palavras-chave:

dengue, políticas públicas, primeira diferença, autocorrelação espacial.

Resumo

O trabalho busca entender a influência de variáveis climáticas e socioeconômicas na incidência da dengue nos municípios do estado de Minas Gerais.         Os resultados das estimações mostram indícios que o saneamento básico, o PIB e a densidade populacional influenciam positivamente na incidência da dengue. As variáveis climáticas (temperatura mínima e máxima, umidade e precipitação) não influenciam os casos de dengue. O controle da dependência espacial não deve ser considerado no caso da dengue, ou seja, o que ocorre num município não se relaciona com seus vizinhos no que tange à dengue.

 

Biografia do Autor

  • BRUNO SILVA DE MORAES GOMES, UFJF
    Atualmente é doutorando em economia aplicada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e mestrado em economia aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Tem experiência na área de economia com interesse nos temas de Desenvolvimento Regional, Políticas Públicas, Redes de Cidades, Economia da Saúde e Métodos Econométricos com ênfase em Econometria Espacial.
  • Suzana Quinet de Andrade Bastos, UFJF
    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981), Especialização em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora Associado 3 da Universidade Federal de Juiz de Fora e professora do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFJF. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Regional e Urbana, Desenvolvimento Econômico Local, Economia de Serviços, Economiada Saúde, Rede de Cidades, Arranjos Produtivos Locais, Minas Gerais, Zona da Mata e Juiz de Fora. 
  • Bruna Rodrigues Nascimento, UFJF
    Economista pela UFJF, boldista FAPEMIG

Downloads

Publicado

2015-09-04

Edição

Seção

Artigos