REVISTA DE ECONOMIA DA UEG (ISSN 1809-970X)

A Revista de Economia da UEG tem como principal objetivo tornar públicos resultados de pesquisas no âmbito das Ciências Econômicas e áreas afins. A Revista possui, atualmente, Qualis B4 nas áreas de Planejamento Urbano e Regional e de Demografia.

Imagem para capa da revista

Notícias

 

Dossiê "Política do desenvolvimento territorial rural no Brasil e as ações e experiências dos Nedet´s"

 

Na última década uma nova abordagem para tratar das desigualdades no campo tomou forma no Brasil: o desenvolvimento territorial rural. O conceito de território passa a figurar como central nas discussões relacionadas ao campo e assume centralidade nas políticas públicas criadas promover o desenvolvimento rural sustentável do espaço agrário. Destarte, o Ministério do Desenvolvimento Agrário vai desenvolver ações por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Territorial que se materializam, principalmente, na instituição de vários Territórios Rurais e da Cidadania nas regiões brasileiras. Nessa tarefa, a política assume parceria com o poder público nos diferentes níveis, com a sociedade civil (organizando espaços de discussão coletiva), com a iniciativa privada, com agências de pesquisa e, recentemente, com as instituições de ensino superior públicas. As Universidades, portanto, desempenharam papel fundamental na consolidação teórica e metodológica da abordagem territorial para o desenvolvimento no campo, contribuindo para incentivar a participação de seus atores sociais no planejamento, controle e avaliação da política pública. Os Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDETs), criado de forma ampla no país a partir de 2014, representa principal atuação das Universidades na política ministerial. Todavia, as mudanças ocorridas no governo federal em 2016 colocaram em risco os avanços dos últimos anos com ações de extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário, bem como desmonte da política dos NEDETs diminuindo/extinguindo recursos para suas atuações. Este Dossiê Temático, intitulado “Política do Desenvolvimento Territorial Rural no Brasil e as ações e experiências dos NEDETs”, têm como objetivo central a discussão da política do desenvolvimento territorial do campo no Brasil, destacando a ação dos NEDETs nos últimos anos para a consolidação das ações ministeriais por meio das atividades extensionistas da universidade nos Territórios Rurais e da Cidadania. Serão aceitos artigos que tratam da discussão conceitual da abordagem territorial para o desenvolvimento do campo no Brasil; pesquisas que ofereçam um panorama da política no país e que comparem ou tragam as experiências desse tipo de desenvolvimento em outros países; textos científicos que tratem da inserção das universidades nas ações ministeriais, do papel dos NEDETs e suas ações e experiências nessa abordagem, como a gestão social da política, a inclusão produtiva, seu planejamento, controle e avaliação; e, por fim, análises sobre o futuro dessa abordagem de desenvolvimento no Brasil frente ao desmonte das políticas de desenvolvimento social pelo governo federal. Os artigos podem ser enviados por pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento, desde que elaborados dentro da temática aqui proposta.

Organizadores

Dra. Divina Aparecida Leonel Lunas (UEG/TECCER)

Ms. Hamilton Matos Cardoso Júnior (IFMT)

Dr. Glauber Lopes Xavier (UEG/TECCER)

 

 
Publicado: 2017-08-23 Mais...
 

Dossiê "Questão Agrária Contemporânea: Estado, capital e conflitos pela terra no Brasil do século XXI"

 
A Revista de Economia da UEG está lançando o seu primeiro dossiê: "Questão Agrária Contemporânea: Estado, capital e conflitos pela terra no Brasil do século XXI". São bem vindos artigos escritos tanto por economistas quanto por pesquisadores de áreas afins (historiadores, geógrafos, sociólogos, antropólogos, dentre outros) que tenham como tema de pesquisa a questão agrária brasileira. Os trabalhos deverão ser submetidos para avaliação até o dia 30 de junho de 2017, sendo que a previsão de publicação do dossiê é para o dia 1º de agosto de 2017.  
Publicado: 2017-02-18 Mais...
 

Novo volume

 
Foi publicado um novo número da Revista de Economia da UEG. Confiram!
 
Publicado: 2017-02-17
 
Outras notícias...

v. 13, n. 1 (2017)


Capa da revista