A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE LETRAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LINGUÍSTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Sarah da Silva Araújo Universidade Estadual de Goiás
  • Sirlene Antônia Rodrigues Costa

Resumo

Esta pesquisa propõe discutir a percepção dos acadêmicos do Curso de Letras do Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas (CSEH) da Universidade Estadual de Goiás – UEG, sobre a importância das disciplinas da área da Linguística para a formação do professor de língua portuguesa. Para tanto, os resultados foram obtidos a partir de pesquisas bibliográficas e estudo de caso, com pesquisa de campo. Os dados foram coletados por meio de aplicação de questionários e entrevistas orais realizados com alunos do 1º e 3º períodos, turmas do regime semestral, e do 3º e 4º anos, turmas da Matriz Curricular anual. Os dados coletados e analisados, curiosamente, apresentaram certa aproximação entre as respostas dos acadêmicos das turmas iniciantes com as respostas dos acadêmicos das turmas concluintes, o que reflete uma realidade que necessita ser repensada por alunos e professores do Curso.

Biografia do Autor

  • Sirlene Antônia Rodrigues Costa

    Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Goianésia (1995) e mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas seguintes temáticas : teorias e análises linguísticas, ensino e aprendizagem de línguas. Atualmente é aluna do Poslin - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, FALE da Universidade Federal de Minas Gerais - nível Doutorado - Área de Concentração: Linguística Teórica e Descritiva, Linha de Pesquisa: Estudo da Variação e Mudança Linguística

Downloads

Publicado

2020-06-18