EQUAÇÕES DE INTENSIDADE, DURAÇÃO E FREQUÊNCIA DE PRECIPITAÇÕES PARA O MUNICÍPIO DE PETROLINA-PERNAMBUCO

Autores

Resumo

O conhecimento sobre as chuvas intensas baseado nas equações de intensidade, duração e frequência é uma importante ferramenta no planejamento urbano e dimensionamento de projetos hidráulicos, bem como no planejamento de cultivo de culturas de interesse agrícola. O município de Petrolina-PE possui uma área extensão territorial urbana de 244,8 km2, com densidade populacional média de 76,5hab./km2, e, frequentemente sofre com problemas de alagamentos e inundações. Nesse sentido, este trabalho objetivou determinar as precipitações máximas associadas a diferentes períodos de retorno utilizando métodos probabilísticos para obter os parâmetros da equação regionalizada de chuvas intensas para o município de Petrolina-PE. Para tanto, utilizou-se uma série histórica de 40 anos, a qual foi ajustada pela distribuição de extremos, ou distribuição de Gumbel, para obtenção das precipitações máximas. Os parâmetros da equação foram determinados através da aplicação de regressão potência, após a desagregação de chuvas de 24 horas em menores tempos de duração. As durações utilizadas foram 60, 120, 180, 240, 300, 360, 480, 720, 1080 e 1440 minutos. Os resultados dos parâmetros obtidos para equações IDF foram K= 114, 4840, m=0,4211 e n=-0,61926, com um coeficiente de determinação R²=0,9790, assim apresentando boas estimativas para uso em aplicações de planejamento em relação ao município de Petrolina-PE.

Biografia do Autor

  • Fabricio Ribeiro Garcia, , Universidade Federal da Bahia

    Graduação em Engenharia Civil (2012) pela Universidade Católica de Salvador e Engenharia Sanitária e Ambiental (2016) pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é mestrando no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil com ênfase em Sistemas de Transportes e Informações Espaciais -PPEC/UFBA. Possui interesse nas áreas Engenharia Civil com ênfase em Hidráulica, Hidrologia, Drenagem Urbana, Sistemas de Informação Geográfica, Modelagem Matemática de Bacias Hidrográfica e temas afins.

  • Letícia Garcia de Souza, , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Estudante de graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Possui interesse na área de pesquisas em ciência e tecnologia, com ênfase em engenharia, robótica, computação aplicada, programação, design gráfico, energias renováveis, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

  • Fabio Ribeiro Garcia, , Instituto Federal do Pará

    Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e doutor em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2017), com área de concentração em Fitotecnia. Atualmente é professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Pará (IFPA) onde atua na área de Engenharia Agrícola e Fitotecnia, lecionando disciplinas de Topografia, Fruticultura e Organografia Vegetal.

Downloads

Publicado

2021-08-17