ATMOSFERA CONTROLADA EM TOMATE ‘PITENZA’
DOI:
https://doi.org/10.12971/1711Keywords:
Solanum lycopersicum, antioxidantes, bioativos, lipoxigenase.Abstract
O presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da atmosfera controlada (AC) na conservação de tomates ‘Pitenza’, pela avaliação de variáveis química, bioativas e enzimática. Os frutos foram colhidos na região de Cartagena – Espanha e, imediatamente após a colheita, transportados ao Laboratório, onde foram mantidos a 12 ± 1ºC por 21 dias. Os frutos foram submetidos aos seguintes tratamentos: Ar (controle: 21%O2: 0,03%CO2), AC1 (5%O2:5%CO2) e AC2 (5%O2:1%CO2). Avaliou-se o teor de ácido ascórbico, polifenois, capacidade antioxidante, licopeno, carotenóides e lipoxigenase. Os resultados permitiram concluir que os frutos controle, não submetidos a AC, apresentaram a melhor manutenção da qualidade dos tomates ‘Pitenza’ durante o período experimental.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.